O caminho da liberdade

O que é ser livre, você sabe nos dizer? Nós respondemos esse questionamento com a certeza de que ser livre é não ser escravo de memórias e crenças limitantes. O caminho da liberdade, portanto, é se conhecer!

Saber qual o caminho da verdadeira liberdade, vale quanto para você? Mas, e o que é ser livre? Você tem essa resposta? Talvez você acredite que ser livre é não ter ninguém a quem dever satisfações, por exemplo. Talvez ser solteiro. Ou, então, não precisar trabalhar. Ser rico para viajar o mundo. Não precisar ter uma casa para cuidar. Talvez seja não ter nenhuma religião, não seguir uma filosofia que te diga o que é certo ou não fazer. A palavra LIBERDADE pode ter muitos significados. Então, vamos falar aqui sobre o que nós acreditamos que é ser livre.

Mesmo se estivermos em uma condição em que nada nos prende, nem família, nem cônjuge, nem trabalho ou patrão, ainda assim podemos ser prisioneiros, sentirmos o peso de estarmos condicionados a seguir por determinado caminho simplesmente porque temos crenças e bloqueios desconhecidos da nossa mente consciente. Pense um pouco e responda: todas as suas decisões diárias são baseadas em fatos? Para todas elas você tem uma explicação real e plausível?

Ou você se pega, muitas vezes, pensando nos reais motivos pelos quais agiu de uma determinada forma, sem ter respostas? Pois nós apostamos que muitas vezes, você age e não sabe explicar o porquê. E acontece que o motivo real está muito bem guardado, traduzido por memórias traumáticas que foram gravadas nas células do nosso corpo e não na mente consciente. Ou então é traduzido por uma crença que você não sabe de onde veio. Como aquela que diz que se você não sofrer, nunca será feliz. Quer contradição maior do que essa?

Pois essa e outras crenças que são chamadas limitantes, estão atuando constantemente em nossas vidas, de forma silenciosa. E elas são chamadas limitantes, exatamente porque elas tiram a nossa liberdade de pensar no fato sem informações pré-concebidas (e que muitas vezes não sabemos de onde vem) e tomar nossas próprias decisões. Elas limitam o nosso potencial!

Mas, então, qual o caminho da liberdade?

Conhece a ti mesmo, já dizia Sócrates. Por que essa não virou uma crença que nos conduza à liberdade, não conseguimos explicar. O ser humano tem uma certa tendência a “comprar” mais ideias limitantes do que libertadoras. Mas a saída é conhecer quais são essas crenças, saber o que nos impede de ser feliz, os motivos pelos quais tomamos as nossas decisões, ou seguimos atraindo situações semelhantes, que nos causam sofrimento e dor.

Quando entendemos, paramos de sofrer. Essa é a uma das maiores verdades do mundo. Sem conhecimento, somos feito crianças perdidas da mãe, não sabemos para onde olhar, a quem atender, em que confiar. O conhecimento nos dá alento e nos permite escolher de forma mais assertiva, condizente com nossos valores, de forma LIVRE. Só entender o que nos limita, podemos abrir a porta da gaiola que nos aprisiona. Em 2019, você vai escolher ser livre ou vai continuar preso a velhos padrões?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s