Saúde integral, um sonho possível

Me cuidar, ter uma rotina mais saudável, fazer mais do que gosto, me permitir ter momento só meus, de autocuidado? Isso não é para mim! Se você pensa assim, saiba que está jogando contra você mesmo.

Sim, você pode. Sim, é possível ter uma rotina que traga prazer, alegria, que seja saudável, dentro dos seus objetivos, que ajude a rejuvenescer e a desconstruir essa história de que é preciso sofrer para ser feliz. Existe coisa mais contraditória do que isso? Percorrer um longo caminho de estresse e sofrimento para só então encontrar a tal felicidade é um pensamento ultrapassado. Se você quer saber como mudar essa chave, continue lendo.

Uma das crenças mais limitantes que temos é a de que temos que sofrer. Somos pecadores, impuros, não merecedores. Ou seja, precisamos viver uma vida inteira provando que somos dignos de ter períodos de alegria. E pior: muitos de nós, quando realizados e felizes, sentem uma pontinha e culpa. Se temos que sofrer, como posso estar tão leve e feliz?

Para explicar esse tipo de pensamento, na maior parte das vezes inconsciente, seria preciso fazer uma retrospectiva história milenar. Fomos levados a pensar que só o sofrimento “leva ao reino dos céus”. Que aqui na Terra é lugar de sofrimento e que a felicidade mora lá fora, no “paraíso”. Claro, estamos sendo simplórios e usando metáforas bem ocidentais. Mas, vamos combinar que, para nós, brasileiros, elas funcionam muito bem.

Julgamos os outros porque nos sentimos julgados

Quando vemos alguém que leva a vida de uma forma mais leve, já pensamos que a pessoa “não quer nada com nada”. Não fez faculdade? Não tem um emprego estável? Casa própria, carro do ano, viagem de férias… não? Como assim? Claro que todo mundo quer uma vida boa, com sonhos realizados, com alegria e prazer. Mas será que essas virtudes vêm somente da forma e no “pacote” que nos foi vendido?

Quantos altos executivos que você conhece que adoecem de estresse antes dos 50 anos? Quantas pessoas parecem ter tudo, poder fazer o que quiser da vida, e ainda assim sofrem de depressão, alergias, dores articulares, a maioria dela causadas por emoções reprimidas e traumas que ficam gravados no corpo?

Será que ter uma rotina que seja focada no agora, na saúde plena e integrativa, que leve em conta seus princípios e objetivos, é possível? SIM! O primeiro passo para construir esse dia a dia mais pleno e condizente com quem você é de verdade é se conhecer. Saber o que, de verdade, importa para você. O que faz você feliz? Você saberia responder a essa pergunta sem pensar muito?

Ah, quem me dera fazer mais do que gosto

A gente pode dizer, de carteirinha, por experiência própria e profissional: fazer mais do que gosta gera saúde e felicidade. E, para que isso aconteça, basta começar. Na grande maioria das vezes, não nos permitimos. Colocamos a culpa lá fora: na sociedade, nas obrigações, no tempo. Mas a grande verdade é que as amarras estão dentro de nós mesmos. Não aceitamos ser felizes!

E a felicidade está em ter uma rotina mais orientada para seus objetivos pessoais. Talvez acordar mais cedo, meditar, fazer exercícios, escolher uma atividade que te dê prazer – o que sua criança gostava de fazer, você lembra? Mudanças pequenas e simples podem fazer uma grande diferença. Se você acha difícil mudar e quer descobrir se existem causas inconscientes que te impedem de ser feliz, entra em contato com a gente. Vamos te ajudar a ter uma vida com saúde integrativa!!!

Um comentário em “Saúde integral, um sonho possível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s